terça-feira, 26 de agosto de 2014

Negociação

Administração de Conflitos - Unidade 3 - Solução de Conflitos em Equipe
A negociação como técnica fundamental

"O conceito de administração de conflitos está intimamente ligado à negociação. Primeiramente, porque o bom negociador tem características fundamentais para administrar o conflito; em segundo lugar, porque um conflito é sempre entre duas ou mais pessoas, de modo que a negociação se torna fundamental para equilibrar as percepções de todas as partes.
Ambos os conceitos estão diretamente ligados à tomada de decisões, à habilidade para se relacionar com o outro (habilidade interpessoal) e à busca de um objetivo que seja comum, para que as partes envolvidas cheguem a um acordo.
Tanto no processo de negociação como no de administração de conflitos, utilizar a inteligência emocional é um fator decisivo para chegar a um acordo.
Na administração de conflitos em equipes, a figura do negociador pode ser representada por alguém externo à empresa, por um chefe ou mesmo por alguém da própria equipe,e desde que atenda a alguns requisitos básicos, como a imparcialidade. 
Na administração de conflitos em equipes, em geral, a negociação integrativa é a mais adequada.
Quando todos sentem que ganharam com a solução encontrada, podemos dizer que o conflito foi positivo, ou seja, foi possível extrair dele uma contribuição para o crescimento do grupo, algo que lhes acrescentou.
Muitas vezes, a própria equipe não consegue administrar o conflito. É preciso que um gerente, alguém que seja visto como um líder no grupo, desempenhe esse papel. A essa pessoa caberá negociar com os membros da equipe, a fim de chegar a um acordo para que o conflito tenha efeitos positivos. Quem desempenhar esse papel deverá saber, antes de tudo, que precisa ser um bom negociador."

Curso de Administração de Conflitos - SENAC