domingo, 14 de fevereiro de 2016

Por que você precisa fazer um Business Plan (Plano de Negócios)


Business Plan, Plano de Negócios - PN, é uma ferramenta de gestão, é um documento de planejamento em que a pessoa que planeja inserirá todos os estudos e informações sobre as suas ideias de negócio, detalhes e necessidades do empreendimento. Ele é elaborado para negócios em estágio inicial e para empresas já em andamento. É tido como o documento mais importante no planejamento de uma empresa pois, nele é possível identificar as necessidades, as falhas, as oportunidades, antecipar-se à possíveis problemas e verificar vantagens para o negócio. É um guia para Gestão Estratégica. Assim, também serve como um caminho mais rápido para identificar e angariar investidores e apoiadores.

O Plano de Negócios aponta a viabilidade de um negócio e as estratégias a serem seguidas, em todos os pontos de vista, desde a descrição do negócio, o planejamento e gestão financeira, operacional, estratégia de marketing, modelo de negócios, gestão de processos, gestão de pessoas e equipe, planejamento fiscal, medidas de segurança, relacionamento com cliente, comunicação interna e externa, análise de mercado, relacionamento com funcionários, etc, colocados de maneira organizada. A estrutura do PN não é rígida e pode-se incluir tudo o que achar necessário mas, precisa ser atualizado constantemente, conforme o empreendimento vai se desenvolvendo ao longo do caminho de alcançar o objetivo do negócio.
Ele é feito a partir de uma vasta e minuciosa coleta de informações, dados e pesquisa sobre a empresa e sobre tudo que à ela se relaciona e para escrevê-lo é preciso o máximo de informações possíveis.

Por que criar um Plano de Negócios?

"Só há razão de se planejar algo caso esteja claro para o empreendedor aonde se quer chegar, ou seja, qual é o seu objetivo." José Dornelas

- Apresentar um Plano de Negócios bem esquematizado transmite credibilidade;
- Elaborar o PN é a melhor forma de testar a viabilidade de um produto ou serviço;
- O PN serve para orientar os setores da empresa sobre como o negócio será implantado;
- É um ótimo meio para sensibilizar parceiros e adquirir apoio;
- Meio de minimizar os riscos, pois é possível visualizar pontos fracos e criar uma solução de diminuição de riscos;
- É uma forma de capitalizar recursos;
- Através do PN o empreendedor consegue identificar melhor o mercado e clientes e assim direcionar o seu negócio para eles;
- É feito o detalhamento do negócio, de quais são os objetivos, o que será feito, por quem será feito, como e quando;
- Possibilita administrar os investimentos e estimar o retorno destes;
- Identifica os pontos fortes e pontos fracos;
- Analisa o desempenho da Administração e de todos os setores da empresa;
- Define estratégias.




*******************

Obrigada pela leitura. Gostou do texto? Compartilhe! Você pode encontrar meus outros artigos no meu blog (http://empresarialbusinessblog.blogspot.com.br/), no Medium, no Linkedin e também pode se conectar comigo via Linkedin, Facebook, Twiter, E-mail, que você encontra no meu perfil do Linkedin.
Bibiana Rabaioli Prestes, Bacharela em Direito, cursando especialização em Coaching em Gestão na Advocacia, também sou Técnica em Agropecuária, pretendo me especializar em direito empresarial e tributário, e estou em busca de novas oportunidades no mundo jurídico.